Quais são os temas mais abordados no Revalida?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao iniciar os estudos para o Revalida, o candidato deve ter em mente as principais matérias e temas cobrados com o objetivo de direcionar seu aprendizado, maximizando sua produtividade.

A prova do Revalida é dividida em duas etapas, tendo na primeira fase questões objetivas/discursivas e, o candidato aprovado, terá direito de realizar a segunda etapa, a qual é prática.

A primeira fase é composta por cem questões de múltipla escolha e cinco discursivas, embasando-se em situações-problemas e apresentação de casos. Disposta em cinco grandes áreas (ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, cirurgia e medicina familiar e comunidade), o exame busca avaliar o conhecimento técnico-científico, habilidades, atitudes, e capacidade de resolver problemas.

Número de questões por área no exame revalida 2017

No ano de 2017, a prova do revalida contou com 36 questões de clínica médica, 12 sobre medicina familiar e comunidade, 4 de neurologia, 23 de pediatria, 8 de clínica cirúrgica e 17 de ginecologia e obstetrícia.

Embora exista um maior número de questões relacionado a clínica médica em relação aos demais temas, geralmente é a área que o recém-formado tem maior domínio. Sendo assim, é útil revisar os pontos de maior dificuldade, de maneira generalizada. Não perca tempo estudando todos os detalhes.

Uma dica de ouro é buscar orientação, optando por um curso preparatório que o direcione e instrua nos estudos. A experiência nessas horas é fundamental e será a diferença na preparação.

Temas frequentes no Revalida

Ginecologia e obstetrícia: pré-natal, parto, aleitamento, distúrbios menstruais, anticoncepção, mastologia, oncologia, doenças clínicas da gravidez, sofrimento fetal.

Pediatria: pneumologia, diarreia, infectologia, violência doméstica, trauma, toxicologia, crescimento e desenvolvimento, neonatologia.

Clínica médica: endocrinologia, hepatologia, infectologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, oncologia, toxicologia, cardiologia, dermatologia.

Cirurgia: coloproctologia, complicações em cirurgias, hérnia, técnicas cirúrgicas, anestesia, traumatologia, hemorragia digestiva, abdômen agudo, cirurgia vascular, urologia, trauma abdominal, doenças de vias biliares, obstrução intestinal.

Medicina da família e comunidade: medidas de saúde coletiva, epidemiologia, estratégias de saúde da família, SUS, medicina legal e ética médica, saúde do trabalhador.

O que foi cobrado nas questões discursivas anteriores?

As situações clinicas cobradas no exame discursivo são de grande relevância médica. E imprescindível que um médico recém formado possua habilidades e competências para solucionar as diversas situações nas diferentes áreas.

Em 2016, as cinco questões discursivas foram:

  • Obesidade infantil;
  • Estupro;
  • Solicitação de exames complexos por parte do paciente;
  • Síndrome metabólica;
  • Trauma;

Em 2017, as questões trataram a respeito de:

  • Síndrome metabólica;
  • Morte encefálica e a conduta médica quanto a doação de órgãos;
  • Diagnóstico de sífilis;
  • Diagnóstico de condiloma acuminado e violência sexual infantil;
  • Equipe da saúde da família.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *