A importância de um roteiro de estudos

Tempo de leitura: 2 minutos

O esquema de estudo favorece o engajamento e autonomia dos estudantes, além de contribuir para que os mesmos desenvolvam estratégias de sistematização para alcançar seus objetivos.

A importância do guia de estudos

Segundo Doug Lemov (2016), o caminho para a construção autônoma do conhecimento precisa ser estruturado e guiado.

As pessoas, em modo geral, tendem a se sentir mais seguras ao serem orientados por alguém ou algo, propendem a responder melhor a objetivos pré-estabelecidos. À vista disso, o roteiro de estudos surgiu como proposta de auxiliar no desempenho acadêmico dos estudantes, apresentando uma organização e foco.

O que devo pensar antes de elaborar o roteiro de estudos?

Antes de iniciar a confecção do roteiro de estudos, o aluno deve responder cinco perguntas básicas, dos quais as respostas darão um norteamento para o objetivo final.

As perguntas são:

  • Quais dias você irá estudar?
  • Por quanto tempo você estudará?
  • Qual o seu foco?
  • Período do dia que irá se dedicar aos estudos?
  • Por quê?

A frequência de estudo é uma pergunta de extrema importância, pois é a partir dela que você irá dividir o conteúdo ao longo da semana. É interessante reservar um tempo todos os dias, o mínimo que seja, para ler ou revisar o conteúdo.

O tempo e o período de estudos são relativos para cada pessoa e dependem muito da rotina que cada estudante possui.

As definições de foco e “por que” são de suma importância, se não as mais importantes de todas. É onde o estudante estabelece suas metas e aonde quer chegar, dedicando ao máximo de seus esforços par tal objetivo.

Formas para desenvolver um roteiro de estudo

Seu roteiro de estudos deve ser feito semanalmente, conforme as atividades que precisa cumprir. Posto isso, é interessante estabelecer metas de curto e longo prazo.

Cheque o cronograma de cada disciplina. Não estude além do que será cobrado, afinal você é humano e não uma máquina.

Separe as disciplinas em prioridades, dividir tarefas complexas em etapas e em ordem crescente de dificuldade auxilia muito.

Crie janelas de estudos, selecione tempos específicos para cada disciplina e procure seguir sempre o mesmo horário. Uma rotina regular e definida pode ajudar você a entrar em uma mentalidade de estudo e tornar isso um hábito mais rapidamente.

Intercalar tempos de estudos com pausas é essencial para revigorar as energias e fazer seu cérebro descansar. Aproveite esses tempos para hidratar-se e descansar sua mente. Isso manterá seu cérebro fresco e ajudará a evitar sobrecarga.

Flexibilidade é a chave para um roteiro de estudos produtivo, até porque cada semana é diferente. Além disso, pode ser que nem todo o planejado funcione realmente, então não há problema em fazer alterações.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *