Como posso me preparar para o Revalida
Tempo de leitura: 5 min
Ao nos prepararmos para uma prova de alta performance, como é o caso do revalida, demandamos muita energia, dedicação e tempo com o intuito de lograr um bom desempenho, contudo o desgaste é natural e muitas vezes o estresse, nervosismo e o cansaço se sobressaem e acaba por prejudicar o candidato. Conhecer o seu corpo e seus limites é o melhor jeito para inibir a autossabotagem.
Quando devo descansar?
O sono desempenha um importante papel a nível do bem-estar físico e psíquico de cada indivíduo. Segundo estudo desenvolvido por Pereira et al (2015), uma pessoa deve ter como mínimo 8,33 horas de sono por dia e, aquelas que não atingem esta quantia, tendem a ser menos produtivas em virtude da sonolência diurna.
O horário de descanso entre o período de estudo é relativo, varia de pessoa a pessoa. Cada individuo conhece a si mesmo melhor do que ninguém e sabe qual o período de menor produtividade e, é nesse momento, que o descanso deve acontecer.
O que fazer no momento de descanso?
Deve-se fazer aquilo que lhe gera prazer, algo que distraia sua mente, que faça você sair do foco de estudos.
A atividade física é uma excelente escolha neste momento, pois auxilia tanto na saúde como na absorção de informações. Uma pesquisa científica desenvolvida pela Universidade de Edimburgo na Escócia e pela Universidade de Radboud na Holanda evidenciou que a prática do exercício físico tem mais efeito para o aprendizado quando realizada um período após o momento de estudo.Este resultado pode ser explicado pela liberação de neurotransmissores que ocorre durante a prática da atividade física, como a adrenalina e a dopamina, por exemplo, que auxiliam na retenção de informação no cérebro.
Mas sempre é importante lembrar que você deve fazer aquilo que lhe agrada.
Qual o melhor horário para estudar?
Não existe uma resposta única para esta pergunta, e sim a que mais se adequa a pessoa. Além disso, é importante ter em mente a própria rotina e ver quais adaptações são necessárias e possíveis para tornar essa prática eficiente e efetiva.
Sempre tenha uma garrafa de água em mãos, isso irá lhe ajudar na concentração e lhe manterá hidratado.
- Durante o dia
Para que o estudo durante a manhã tenha um bom rendimento, é importante garantir boas noites de sono. Do contrário, você vai se sentir sonolento, desatento e desmotivado, não absorvendo todos os conteúdos necessários.
tomar um bom café da manhã é fundamental para o aporte de energia necessário para tal atividade. Esse momento é importante também, para que o seu organismo desperte por completo e que você se sinta mais alerta e preparado.
- Durante a tarde
Evite a ingestão de alimentos pesados no almoço e procure fazer uma pausa de 30 minutos entre a refeição e o início dos estudos. Logo após o descanso procure um ambiente silencioso e sem interrupções.
- Durante a noite
Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.
Pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.
Como estudar bem?
Mais uma daquelas perguntas que não possui uma resposta exata. Posto isso, separamos algumas dicas que devem ser levadas em conta para um melhor rendimento educacional:
- Garanta que a iluminação do ambiente seja adequada, seja ela natural ou artificial;
- Mantenha sempre a postura ereta e tenha um local de estudos com um mobiliário adequado;
- Tenha consigo sempre uma garrafa d’água;
- Elabora uma rotina, estudando sempre no mesmo horário;
- Caso perceba que o horário em que estuda não está sendo produtivo, procure estudar em outro período do dia e observe os resultados alcançados;
- Não importa o horário em que você vai estudar: a qualidade do sono deve ser sempre uma prioridade.
Respostas